top of page

O MEGA SAMBA

O festival MegaSamba é um evento organizado pelo Grupo Recreativo Escola de Samba Bota de Sesimbra, que ocorre habitualmente todos os anos no último fim-de-semana de Julho na maravilhosa vila de Sesimbra.

Nome do Documento2.jpg
Onde?

Sesimbra, vila piscatória localizada a apenas 40 km de Lisboa, é um dos principais destinos turísticos de Portugal, sendo reconhecida pelo seu vasto património histórico e gastronomia, onde se destacam a qualidade única do seu peixe, as suas praias de águas calmas e uma simbiose perfeita entre o mar e o Parque Natural da Arrábida.
 
A somar a tudo isto, Sesimbra é também hoje em día conhecida pela sua tradição no samba.

​

Conheça mais sobre Sesimbra em: visitsesimbra.pt

Quem?

Com um historial de mais de 40 anos e um acervo de cerca de 200 composições que ao longo dos tempos musicaram os diferentes enredos de diversos carnavais, Sesimbra é nos días de hoje um caldeirão rítmico marcado pelo samba carioca das escolas e os ritmos baianos expressados pelos seus blocos de axé.
 
Para abrir as portas ao mundo, o G.R.E.S. Bota tem promovido ao longo da sua história (desde 1976) diversas iniciativas de exaltação ao samba, promovendo a comunhão entre povos de diferentes culturas, onde o seu festival MegaSamba representa a sua expressão máxima.
 
Neste momento o MegaSamba é já considerado um dos mais importantes eventos culturais da Europa e uma referência do género.

27907486_1698186936868131_6264354911913015944_o.jpg
00IMG_2999_edited.jpg
Como?

A ideia de realizar o MegaSamba surge do facto de um elemento do G.R.E.S. Bota ter emigrado para a Suíça, onde através da partilha de experiências e interação com outros sambistas desse país e de outros paises do centro da Europa, nasce a visão de fazer um evento que unisse percussionistas de toda a Europa e que se apresentassem na Vila de Sesimbra sob a forma de uma mega batucada – a MegaBateria.

​

Nos anos seguintes à sua criação, no decurso do seu natural processo de evolução e crescimento, o evento foi incorporando novas ideias, moldando a sua organização, forma, identidade e evoluiu para outros patamares. O MegaSamba converteu-se num festival atualmente caracterizado pelo seu ecletismo, tendo como objetivos principais o convívio, a partilha de conhecimentos e experiências, e a amizade entre pessoas oriundas de distintos paises em torno da cultura universal que é o Samba.

​

Com o propósito inicial de somente reunir percussionistas de diversos países numa MegaBateria, o MegaSamba é hoje muito mais que isso, pois une compositores, cantautores, percussionistas, coreógrafos, passistas, casais de Mestre-sala e Porta-bandeira além de outros representantes de escolas de samba de diversas partes do mundo.

bottom of page